Nutrólogo ou nutricionista? Saiba quando procurar cada um

Mulher profissional da saúde alimentar segurando uma laranja e fazendo anotações, representando o nutrólogo ou nutricionista.

A nutrologia, área que tem despertado cada vez mais o interesse de médicos, conta com uma alta demanda de pacientes. No entanto, ainda é comum a confusão entre esse profissional e o de nutrição. Afinal, devo procurar um nutrólogo ou nutricionista?

Se você faz parte das pessoas que ainda não entendem muito bem a atuação de cada um, não se preocupe. Neste conteúdo, vamos conhecer as atribuições de cada um desses profissionais e as principais diferenças entre nutrólogo e nutricionista. Confira!

O que faz o nutrólogo?

Para entender quando escolher entre nutrólogo ou nutricionista, é importante conhecer a atuação de cada um. O nutrólogo é um profissional com formação superior em medicina e especializado em nutrologia.

Desse modo, está autorizado a prescrever medicamentos, caso seja necessário. Assim, o nutrólogo pode diagnosticar doenças e seu impacto no estado nutricional, além de atuar no tratamento e prevenção dessas condições.

Por meio de avaliações e exames médicos, o profissional pode identificar doenças e distúrbios alimentares, implementando tratamento que, em conjunto com outros especialistas, visa melhorar a saúde do paciente.

Entre as doenças tratadas pelo nutrólogo estão o diabetes, hipertensão, anemia, colesterol alto, desnutrição, intolerância à lactose, neoplasias, anorexia e bulimia. Além disso, o nutrólogo contribui no acompanhamento pós-operatório de cirurgias, como a bariátrica, por exemplo, avaliando carências nutricionais.

O que faz um nutricionista?

Por sua vez, o nutricionista é o profissional com formação superior em nutrição, área voltada para a fisiologia do organismo e aspectos psicológicos e sociais relacionados aos hábitos alimentares. Desse modo, é responsável pela promoção da reeducação alimentar ao prescrever dietas que contribuam para o equilíbrio de nutrientes e calorias.

Assim, sua atuação consiste na orientação nutricional e dietética, além de suplementação quando necessário. Também contribui para a prevenção de doenças, ajudando a promover a qualidade de vida, segurança alimentar e contribuir para a prática de alimentação saudável. Veja algumas formas de atuação do nutricionista:

Dietas de emagrecimento: cardápios personalizados focados na perda de peso, considerando necessidades nutricionais, nível de atividade física e hábitos de vida.

Dietas para ganho de peso: cardápios para ganho de peso ou massa muscular, mantendo taxas equilibradas de glicose, colesterol e triglicerídeos.

Reeducação alimentar: orientação sobre necessidades nutricionais e hábitos alimentares para prevenir doenças e promover uma relação saudável com a alimentação.

Nutrição para necessidades específicas: avaliação, prescrição de suplementos e cardápios para intolerância à lactose, diabetes, hipertensão, doença celíaca, colesterol alto, idosos, atletas, entre outros.

Qual a diferença entre nutrólogos e nutricionistas?

Como vimos, a principal diferença entre nutrólogo ou nutricionista é a formação. O nutrólogo é o médico especializado em nutrologia e atua em casos mais complexos em que a condição nutricional do indivíduo apresentou falha ou foi afetada por quadros de saúde. 

Já o nutricionista é formado em nutrição, e responsável pela prescrição de dietas em casos e necessidades mais simples.

Como funciona o trabalho conjunto entre nutrólogo e nutricionista?

Ambos profissionais atuam na área da saúde e nutrição. No entanto, cada um apresenta particularidades que definem quando buscar auxílio do outro profissional. Em muitos casos, o trabalho multidisciplinar entre o nutrólogo e nutricionista ocorre, como no tratamento de distúrbios alimentares.

O médico monitora a doença, enquanto o nutricionista é responsável por acompanhar a adaptação do paciente à sua nova rotina ou condição alimentar. Em casos de obesidade, por exemplo, o médico pode diagnosticar as causas do ganho de peso enquanto o nutricionista implementa o tratamento, elaborando um plano nutricional individualizado para atender às necessidades do paciente.

Quando devo procurar um nutrólogo ou nutricionista?

Os nutricionistas atendem em consultórios e clínicas, e podem realizar o acompanhamento do indivíduo de forma semanal, quinzenal ou mensal. Por isso, devem ser procurados para o acompanhamento de dietas para perda ou ganho de peso e equilíbrio de rotina com exercícios.

Quando a alimentação e nutrição estão associadas a casos graves de saúde, é importante procurar o médico nutrólogo. Desse modo, o paciente poderá realizar exames específicos para o diagnóstico adequado e desenvolvimento da melhor conduta.

Quais são os fatores para avaliar antes de marcar uma consulta com nutrólogo ou nutricionista?

Antes de marcar consulta com um nutrólogo ou nutricionista, é importante considerar alguns fatores. Assim, você poderá entender melhor qual profissional é o mais indicado para atender às suas necessidades.

Objetivo

Avalie o seu objetivo. Se sua preocupação for perder peso, ganhar massa e melhorar a qualidade de vida comendo melhor, o nutricionista é o profissional adequado. Contudo, antes dessa consulta, é indicado realizar uma avaliação médica de rotina. 

Assim, o nutrólogo também pode ser acionado, para avaliar possíveis déficits nutricionais ou condições de saúde que exigem cuidado especializado.

Principais problemas metabólicos e tratamentos

Os exames médicos podem identificar problemas metabólicos que estão relacionados à obesidade, hiperglicemia e dislipidemia. Nesses casos, o nutrólogo realiza o diagnóstico, investiga as causas e desenvolve o tratamento individualizado. 

Associado está o nutricionista, que poderá estabelecer a dieta adequada conforme o distúrbio identificado.

Problemas hormonais

O ganho de peso é uma condição que pode estar relacionada às alterações hormonais. Em situações como essa, o endocrinologista, médico especializado no sistema endócrino, é indicado. 

Dessa forma, junto ao nutrólogo e ao nutricionista, o médico pode diagnosticar distúrbios relacionados aos hormônios e prescrever o tratamento medicamentoso, que será associado ao tratamento alimentar.

Agora que você já sabe quando procurar um nutrólogo ou nutricionista, certifique-se de que os melhores profissionais estejam à sua disposição, atendendo suas necessidades e melhorando sua saúde e qualidade de vida por meio da alimentação. Para isso, ter um plano de saúde é fundamental. 

A Valem é parceira das melhores e maiores operadoras de planos de saúde do Brasil. Portanto, conte conosco para encontrar o melhor plano de saúde para você e sua família.

Está pronto para aderir um plano e começar a cuidar da sua saúde? Então, conheça melhor a Valem!

Fontes:

crédito da imagem: Freepik