Conforme um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a pressão no trabalho é a terceira principal causa de afastamento de profissionais. Afinal, é comum o enfrentamento de diferentes tipos de pressões no ambiente laboral atual.
Seja para alcançar metas, cumprir prazos ou atender expectativas, a pressão no trabalho quando não enfrentada corretamente pode causar desequilíbrio na vida pessoal e profissional, gerando impactos negativos ao indivíduo.
Por isso, a seguir você vai conhecer mais sobre o assunto e conferir algumas dicas sobre como lidar com a pressão no trabalho. Acompanhe.
O que significa pressão no trabalho?
A pressão no trabalho consiste em tudo o que excede o normal, resultando em situações de pressão e tensão ao profissional. As cobranças exageradas são exemplos, assim como prazos curtos demais, metas inatingíveis, entre outros.
Tais problemas afetam a saúde e segurança dos trabalhadores, aumentando risco para doenças, transtornos psíquicos e acidentes de trabalho.
O Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, (Ipom), aponta que cerca de 43% dos trabalhadores relacionam a pressão ao ambiente de trabalho ruim, enquanto 38% da pressão está relacionada à cobrança dos chefes.
Quais são os tipos de pressão no trabalho?
Conhecer os tipos de pressão que os colaboradores enfrentam no ambiente de trabalho é fundamental para lidar com a situação e identificar os prejuízos causados para a empresa. Conheça as 4 definições de pressão no trabalho.
Pressão do tempo
A pressão do tempo é aquela relacionada à percepção de que o período é insuficiente para atender as demandas exigidas. Isso pode levar ao estresse, ansiedade e impactar na saúde do profissional negativamente.
Auto-exigência elevada
Essa pressão psicológica resulta da autocobrança em fazer o melhor trabalho para não sofrer punição dos superiores ou de colegas caso os resultados não sejam atingidos.
Pressão de familiares e amigos
Muitas vezes, o trabalho além da jornada para atender cobranças e alcançar resultados gera ausência no âmbito familiar. Por sua vez, o colaborador se sente na obrigação de suprir essas cobranças para garantir o sustento da família.
Pressão por resultados
Nesse tipo de pressão no trabalho, o profissional fica tenso para cumprir metas e objetivos estipulados. Isso ocorre mesmo que não existam recursos humanos ou financeiros para a execução planejada.
Como lidar com pressão no trabalho?
A pressão é parte do dia a dia de grande parte dos trabalhadores. Por isso, é importante aprender a lidar com ela. Assim, é possível evitar o desenvolvimento de problemas, doenças e distúrbios ocupacionais. A seguir, confira algumas dicas para lidar com pressão no trabalho.
Identifique a fonte da pressão no trabalho
Para solucionar ou minimizar um problema, é necessário identificar sua origem. O mesmo acontece com o estresse no trabalho. É importante identificar as causas da pressão e considerar as opções para solucioná-las.
Evite levar problemas do trabalho para casa
Para aliviar a pressão no trabalho, o profissional também deve saber quando impor limites. Por isso, evitar levar os problemas do ambiente de trabalho para casa é outra forma de lidar com o problema. Algumas ressalvas podem ocorrer. Contudo, trabalhar aos finais de semana e após o expediente de forma constante pode afetar a vida pessoal, e deve ser evitado.
Saiba estabelecer limites e pedir ajuda
A pressão no trabalho pode acontecer não por meio do excesso de cobranças, como também o excesso de ajuda aos outros, ignorando o limite. Trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer profissão.
Contudo, é preciso saber quando estabelecer limites, evitando o esgotamento mental e físico. Além disso, saber quando pedir ajuda é importante, visto que ninguém deve lidar com algo sozinho, principalmente quando sob pressão.
Faça pausas curtas
Realizar algumas pausas ao longo do dia ajuda a manter a mente limpa e focada no trabalho. Um período curto, entre 10 a 15 minutos, já é suficiente.
Contudo, para suprir a demanda e evitar maiores atrasos, muitos profissionais pulam esse momento de autocuidado. Dessa forma, o esgotamento torna-se inevitável.
Desenvolva sua inteligência emocional
A Inteligência emocional implica em reconhecer os sentimentos dos outros e de si, visando desenvolver consciência e, consequentemente, dominar suas emoções.
Assim, a inteligência emocional se apoia em autoconhecimento, controle emocional, automotivação, relações interpessoais e reconhecimento das emoções alheias.
Dominar essa técnica auxilia no controle da pressão no trabalho, ajudando a lidar com ansiedade, estresse, expectativas e perspectivas dos outros.
Faça exercícios, durma e coma bem
Cuidar da saúde contribui para o bem-estar e tem impacto direto na produtividade e motivação. É difícil manter-se saudável, produtivo e lidar bem com a pressão e estando esgotado.
Desse modo, alguns fatores como sedentarismo, falta de alimentação equilibrada, desidratação e sono inadequado tornam-se prejudiciais.
A alimentação, por exemplo, oferece as vitaminas e minerais que o organismo exige para produzir energia, melhorando a concentração e disposição para o trabalho.
Peça ajuda quando necessário
Por fim, não deixe de pedir ajuda sempre que necessário. Muitas vezes, o prazo para a entrega ou conclusão de uma tarefa pode ser estendida, assim como alterada.
Por isso, avalie o cenário e escolha a melhor forma para solucionar o que está causando a pressão no trabalho. Além disso, invista em outras formas de ajuda para cuidar da saúde mental. Não hesite em buscar ajuda profissional de um psicólogo.
Lidar com pressão no trabalho pode ser algo comum atualmente. Contudo, é indispensável evitar que esse problema seja frequente, resultando no desenvolvimento de doenças, transtornos psíquicos e até mesmo causando acidentes.
Por isso, aplique as técnicas para o controle da pressão e busque soluções que possam contribuir para sua saúde mental e física.
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Fontes:
- https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4492/1/Dados%20sobre%20sauude%20mental%20no%20trabalho.pdf
- https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2971-27-04-live-transtornos-mentais-e-adoecimento-no-ambiente-de-trabalho-como-enfrentar
- https://www.tjes.jus.br/seis-formas-de-evitar-o-estresse-no-trabalho/
- https://blog.soap.com.br/pressao-no-trabalho/
- https://www.uff.br/sites/default/files/sites/default/files/imagens-das-noticias/comunica_0509.pdf
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