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Ansiedade no trabalho: quais os sintomas e como reduzir?

Mulher cabisbaixa em frente ao notebook, celular e caderno, representando a ansiedade no trabalho.
créditos da imagem: Pexels

A ansiedade no trabalho é algo muito comum. Uma pesquisa realizada em 2021 pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que 52% dos trabalhadores entrevistados sofriam de ansiedade no ambiente laboral.

Essa condição deve ser identificada e tratada adequadamente, visto que a ansiedade pode ter efeitos negativos na saúde física e mental do indivíduo, impactando não só seu trabalho, como também a qualidade de vida. Por isso, separamos mais informações sobre este assunto.  Confira!

O que é a ansiedade no trabalho?

A ansiedade no trabalho refere-se ao estresse, nervosismo, inquietação ou tensão em relação às responsabilidades profissionais. Isso pode envolver preocupações relacionadas ao desempenho no trabalho, interações com a equipe ou questões financeiras.

O estresse no ambiente de trabalho é algo comum. Contudo, é importante reconhecer quando a ansiedade é contraproducente, persistente e prejudica a qualidade de vida. Ainda que um certo nível de estresse seja esperado, o excesso de ansiedade pode impactar negativamente a saúde emocional, física e o bem-estar, afetando a vida pessoal e profissional.

Quais os sintomas da ansiedade no trabalho?

Os sintomas da ansiedade no trabalho costumam ocorrer devido ao medo ou preocupação em excesso. Desse modo, podem aparecer de diferentes formas. Além da agitação e alteração no sono, podem estar presentes sintomas como:

  • formigamento ou queda de temperatura em mãos e pés; 
  • Respiração ofegante ou mais acelerada que o normal;
  • Medo associado ao ambiente ou atividade;
  • Pensar no problema continuamente;
  • Sensação de perigo iminente;
  • Palpitações cardíacas;
  • Tonturas ou náuseas;
  • Tensão muscular;
  • Falta de ar;
  • Boca seca;
  • Sudorese.

É importante entender que tais sintomas são comuns diante de situações específicas e passageiras, como apresentação de resultados, metas, fechamento de grandes contratos. Contudo, é alarmante quando as manifestações são recorrentes.

Quais as principais causas da ansiedade no trabalho?

As condições laborais precárias dos últimos anos desempenharam um papel relevante no aumento da incidência de transtornos de ansiedade no trabalho e estresse

Desse modo, os fatores desencadeantes dessa condição refletem na ausência de um ambiente corporativo saudável, visto que a ansiedade pode se manifestar por diferentes razões. Confira as principais.

Excesso de tarefas

Profissionais com carga de trabalho excessiva apresentam maiores chances de desenvolver transtorno de ansiedade por não conseguirem cumprir todas as tarefas designadas. Assim, é comum o desenvolvimento de medo, preocupação, insegurança, angústia com demissão e baixa autoestima.

Falta de reconhecimento

Quando não valorizado, o indivíduo torna-se apreensivo, desmotivado e insatisfeito. Sem feedbacks positivos, o profissional pode sentir que não está à altura da empresa, motivo que leva ao desenvolvimento da insegurança e ansiedade.

Preocupação demasiada

A preocupação excessiva pode surgir de cobranças em excesso feitas ao trabalhador. Ao ser pressionado para obter resultados perfeitos em curto período, o indivíduo tende a se preocupar com trabalho, prazos, entregas, e outras questões que geram ansiedade.

Excesso de responsabilidade

Os cargos de alta responsabilidade podem provocar no indivíduo a sensação de constante pressão, ansiedade e medo de errar. Essa situação pode ocorrer quando o profissional não foi escolhido adequadamente para o cargo que ocupa, ou não possui a capacitação necessária.

Prazos curtos e inadequados

Estabelecer prazos para as entregas é importante. No entanto, é essencial que o tempo exigido seja adequado à carga de trabalho. Quando são muito curtos ou não condizentes com a tarefa, podem gerar ansiedade no profissional, exigindo que ele mantenha uma produtividade elevada. Isso pode resultar em prejuízos para a qualidade das entregas e maior propensão a erros.

Má qualidade do clima organizacional

Um ambiente de trabalho com conflitos, repleto de cobranças, desorganizado, altamente competitivo e carente de comunicação pode ter um impacto significativo na qualidade de vida do profissional. Isso torna o trabalhador ansioso pelo desconforto no ambiente de trabalho.

Qual a importância de prevenir a ansiedade no trabalho?

Prevenir e tratar a ansiedade no trabalho é a melhor forma de promover um bom ambiente organizacional, protegendo a qualidade de vida e saúde da equipe. As doenças mentais afetam 33% da população no mundo, comprometendo o ambiente corporativo. Por isso preveni-las, identificá-las e tratá-las é fundamental.

Como reduzir a ansiedade no trabalho?

Para reduzir a ansiedade no trabalho é necessário gerenciar o estresse. Isso pode ser feito com pequenas mudanças progressivas que apresentam impacto positivo nos níveis de estresse ao longo do tempo. Confira algumas dicas para reduzir a ansiedade no trabalho.

Organização de agenda e prioridades

Diante de projetos importantes, comece a produzi-los com antecedência, estabelecendo mini-prazos. Essa é uma forma de preparar-se para os problemas que possam surgir ou evitá-los. Melhorando a gestão de tempo, é possível diminuir a ansiedade. Por isso, desenvolva listas de atividades, priorizando-as.

Pratique o autocuidado

Após compreender as causas da ansiedade, é mais fácil evitar situações que possam desencadeá-las. Por isso, é importante praticar o autocuidado, evitando que tais situações o atinjam facilmente. Além de ter bom ritmo de sono, procure ter uma alimentação balanceada, mantendo corpo e mente em equilíbrio.

Faça pausas

A ansiedade pode limitar o indivíduo. Por isso, quando a identificar no trabalho, faça uma pausa para clarear a mente. Se puder, deixe a tarefa de lado por alguns minutos e respire ar fresco, ou faça uma rápida caminhada, lave o rosto ou tome um copo de água. Isso vai ajudar a afastar os pensamentos dos problemas.

Técnicas de respiração

A respiração é uma importante forma de controlar a ansiedade. Por isso, ao perceber os sintomas de ansiedade, faça uma pausa e respire algumas vezes de forma consciente. Puxe o ar pelo nariz, prenda-o por alguns segundos e solte calmamente pela boca.

Meditação e Ioga

Outra forma de prevenir a ansiedade no trabalho é praticando meditação e ioga. Essas técnicas contribuem para o relaxamento e concentração, impedindo que a ansiedade torne-se um problema recorrente.

Procure um especialista

Por fim, é importante entender que a ansiedade é uma resposta natural do organismo. Contudo, crises frequentes não são normais. Desse modo, é necessário buscar ajuda especializada com um psicólogo ou psiquiatra para identificar os gatilhos e saber como evitá-los ou controlá-los.

Agora você já sabe o que é a ansiedade no trabalho, como perceber os sintomas e algumas dicas para prevenir que esse problema prejudique sua vida laboral e também pessoal. Lembre-se, ter ajuda profissional é muito importante para tratar adequadamente esse e outros problemas mentais e emocionais.

Gostou destas informações? Então, confira também como diminuir o estresse: confira 12 dicas práticas!

Fontes:

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