Atualmente, as empresas estão cada vez mais se importando com o bem estar dos funcionários. Afinal, colaboradores satisfeitos trazem melhores resultados para a organização. Dessa forma, a promoção da saúde ocupacional é algo muito importante nesse contexto.
Podemos dizer que prezar pela saúde dos funcionários envolve uma série de fatores. Por isso, separamos um guia completo para que você saiba como promover a saúde ocupacional na sua empresa.
Pegue papel e caneta para anotar as partes mais importantes e para compartilhar com seus patrões ou com o RH da organização. Siga a leitura! 💚
O que é saúde ocupacional?
Em primeiro lugar, a saúde ocupacional se relaciona com a saúde do funcionário no ambiente de trabalho.
Logo, cuidar da saúde ocupacional é evitar doenças que surgem a partir das atividades laborais.
Deste modo, a prioridade é garantir a segurança, a satisfação e o bem estar, tanto físico quanto emocional, do funcionário
Assim, a ideia é que o trabalhador se mantenha saudável. Ou seja, essa é uma área da medicina mais voltada para a prevenção do que para o tratamento.
A importância da saúde ocupacional
Dessa forma, a saúde ocupacional é extremamente importante para manter a qualidade de vida dos colaboradores. Assim, como garantir a segurança de todos na empresa.
Além disso, a organização tem muito a ganhar promovendo bem estar aos seus funcionários. Isso porque, com ela, o rendimento aumenta e as queixas diminuem.
Logo, podemos dizer que a promoção da saúde ocupacional é importante porque é um modo da empresa cuidar dos colaboradores e da própria organização.
O que a lei diz sobre saúde ocupacional?
Contudo, a saúde ocupacional não se trata de um ato de generosidade. De acordo com a legislação brasileira, todas as organizações devem seguir normas para garantir a saúde dos funcionários.
Dessa forma, as regras mudam conforme o tipo de instituição e de atividade exercida pelos colaboradores.
é indispensável que todas as empresas cumpram as normas de segurança e eduquem seus funcionários para segui-las corretamente.
Além disso, é obrigatório permitir a fiscalização das atividades exercidas. Assim como ter uma comissão interna para prevenir acidentes.
Portanto, a lei assegura que todos os trabalhadores tenham acesso à saúde ocupacional. No entanto, compete à empresa pôr em prática essa promoção do bem estar.
Por que promover a saúde ocupacional na sua empresa?
Para começar, uma instituição é feita de pessoas reais, com problemas e limitações típicas do ser humano. Logo, não é possível lidar com os colaboradores da mesma maneira que se trabalha com máquinas.
Dessa forma, promover a saúde ocupacional é uma forma de cuidar de quem constitui a organização, zelando pelo bem estar de cada indivíduo.
Além disso, com esse cuidado, a empresa tem muito o que ganhar. Confira:
Redução de acidentes de trabalho
Em primeiro lugar, os acidentes de trabalho representam uma enorme dor de cabeça para as organizações. Desse modo, reduzi-los é sempre uma meta a ser alcançada.
Assim, a saúde ocupacional tem muito a contribuir para isso. Afinal, quando o bem estar do funcionário é priorizado, ele é capacitado a evitar e saber lidar com as situações de risco.
Diminuição de doenças ocupacionais entre os colaboradores
Além de reduzir os acidentes, a saúde ocupacional também diminui as doenças causadas pelo trabalho.
Dessa forma, cabe a organização trabalhar para evitar doenças comuns em ambientes ocupacionais.
Como, por exemplo, lesão por esforço repetitivo, perda de algum sentido, doenças respiratórias ou até mesmo esgotamento mental.
Assim, a empresa gasta menos com o afastamento dos funcionários. Além de correr menos risco do colaborador se desligar da organização por causa de problemas de saúde.
Melhora na imagem ocupacional
Cuidar de seus funcionários é uma ótima maneira de valorizar a imagem da empresa. Afinal, organizações que prezam pelo bem estar dos colaboradores são vistas de forma positiva pelos consumidores e pelo mercado de trabalho.
Além disso, os próprios trabalhadores terão uma imagem positiva da organização. Isso passa credibilidade e compromisso para a instituição.
Aumento da produtividade dos colaboradores
Com tanto cuidado, a produtividade dos colaboradores aumenta. Isso porque funcionários satisfeitos executam melhor seu serviço.
Logo, a empresa ganha mais. Tanto na quantidade de trabalho, quanto na qualidade do serviço.
Como promover a saúde ocupacional na sua empresa?
Contudo, por mais que a saúde ocupacional traga benefícios perceptíveis, não é simples colocá-la em prática. Dessa forma, é algo que exige esforço por parte da empresa. Porém, essa dedicação será recompensada no futuro.
Vamos a algumas dicas de como colocar a saúde ocupacional em prática. Assim a empresa saberá a melhor maneira de preservar a saúde mental e física de seus trabalhadores.
Entenda os riscos aos quais os colaboradores estão expostos
Cada empresa possui características diferentes. Logo, é preciso analisar ao que os colaboradores estão expostos e se existem riscos nesta prática.
Para isso é possível contratar especialistas na área da segurança no trabalho para avaliar os perigos. Assim como para analisar o que deve ser feito para diminuir esses riscos.
Promova capacitações que ensinem a trabalhar de forma segura
Saber trabalhar do modo correto é a melhor forma de evitar acidentes. Contudo, a empresa precisa saber como capacitar os colaboradores. Afinal, não é sempre que eles saberão o modo mais correto de executar seu serviço.
Assim, a melhor saída é promover oficinas e palestras que ensinam os colaboradores a se manter em segurança durante o desempenho de suas atividades diárias.
Promova a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)
Eventos internos também são uma forma de promover a saúde ocupacional. Para começar, é uma maneira da empresa demonstrar que se importa com seus funcionários.
Logo, a realização de uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é a melhor alternativa. Durante o SIPAT, a empresa deve oferecer atividades que conscientizem o trabalhador.
Incentive hábitos saudáveis e exercícios físicos entre os colaboradores
Outra forma de promover a saúde ocupacional é incentivar os colaboradores a adotar hábitos mais saudáveis.
Para isso, a empresa pode estimular seus funcionários a praticarem exercícios laborais. Ou seja, aqueles que podem ser realizados no próprio ambiente de trabalho.
A realização dessas atividades é uma breve folga entre as atividades. Algo que ajuda a desestressar o colaborador.
Além disso, também é possível incentivar uma boa alimentação. Assim como idas esporádicas ao médico e a realização de exames.
A disponibilização de uma psicóloga para atender os funcionários também é uma excelente alternativa. Pois com isso eles se sentirão acolhidos pela empresa.
Estimule um bom clima organizacional
Todo mundo sabe que o ambiente corporativo muitas vezes é um local de competitividade. Entretanto, este clima pode trazer mais malefícios do que benefícios à organização.
Afinal, é mais provável que a competição traga insatisfação e estresse aos funcionários, do que motivação e aumento no desempenho.
Logo, a empresa tem mais a ganhar se estimular um bom clima entre os colaboradores.
Tenha e estimule o uso de um plano de saúde empresarial
Para finalizar, a empresa precisa ter consciência que muitos funcionários possuem os mais variados problemas de saúde. Dessa forma, a disponibilização de um convênio empresarial é uma maneira de cuidar da saúde do colaborador.
Além de disponibilizar um bom plano de saúde, a empresa também deve incentivar o seu uso. Assim, os trabalhadores se sentem mais confiantes para usufruir do benefício.
Com um plano, muitos funcionários têm um acompanhamento de saúde adequado, o que evita complicações futuras.
Conheça a Valem
A Valem é uma administradora de benefícios que busca oferecer os melhores planos de saúde empresariais para a sua organização, com serviços de qualidade e preços que cabem no seu bolso.
Nossa empresa está pronta para orientar quem deseja encontrar um convênio ideal para o time de colaboradores de uma instituição.
Agora que você já sabe mais sobre saúde ocupacional, entre no blog da Valem e fique por dentro de temas relacionados à planos de saúde e ao bem estar do trabalhador. Venha conferir! 😄
Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!