O período de carência para dependentes no plano de saúde sempre gera muitas dúvidas. Venha entender tudo sobre esse tipo de situação.
Ter um plano de saúde é sempre uma conquista a ser celebrada. Afinal, um convênio proporciona maior qualidade de vida aos segurados. E quando este benefício é estendido a outros membros da família, a celebração é ainda maior.
Contudo, a inclusão de dependentes no plano de saúde pode gerar muitas dúvidas. Sobretudo relacionadas ao tempo de carência deste grupo.
Por isso, separamos informações para você entender mais sobre o período de carência para dependentes no plano de saúde. Venha conferir!
O que é o período de carência
A carência é o período de tempo que o beneficiário deve esperar antes de começar a utilizar o plano de saúde. Ou seja, o intervalo antes do segurado conseguir ter acesso a todos os serviços oferecidos pelo convênio.
Em geral, cada procedimento possui um tempo de carência diferente. Por exemplo: atendimentos urgentes possuem um período bem mais curto do que cirurgias complexas.
As próprias operadoras determinam as regras da carência. No entanto, cabe à lei certificar que este intervalo não seja abusivo.
Além disso, o período de carência também pode ter normas diferentes de acordo com a modalidade de plano. Dessa forma, um convênio familiar não segue as mesmas especificações que um plano empresarial ou um coletivo por adesão.
Entender as regras da carência é requisito básico antes de fazer um plano de saúde. Assim como saber de qual modo estas normas se aplicam aos dependentes.
Quem pode ser considerado dependente em um plano de saúde?
Os dependentes no plano de saúde são os membros da família do titular que estão vinculados ao convênio. Deste modo, eles podem usufruir dos mesmos benefícios do contratante.
A inclusão dos dependentes no plano será determinada pelas regras da operadora de saúde e pela categoria contratada. Por isso, cada pessoa deve ficar atenta para escolher o convênio que mais atenda às suas necessidades.
Podem ser considerados dependentes cônjuges, filhos (naturais, adotivos ou enteados), pais, avós, netos e sobrinhos. Em alguns casos, até sogros conseguem ser adicionados nesta lista.
Entretanto, a maioria das operadoras só considera pais, filhos e cônjuges como dependentes. Neste caso, a inclusão dos demais familiares é vetada.
Os planos ainda estabelecem idade limite para a inclusão de filhos como dependente. Assim, maiores de 21 anos não recebem mais a cobertura. Porém, caso o filho esteja matriculado numa universidade ou curso técnico, ele é classificado como dependente até os 24 anos.
Esta regra também tem exceções quando os filhos possuem algum tipo de deficiência. Diante disso, o filho pode utilizar o plano enquanto o contrato estiver válido, independente da idade.
Como funciona o período de carência para dependentes no plano de saúde
Uma das maiores dúvidas dos beneficiários sobre a participação dos dependentes no plano de saúde está relacionada à carência. Afinal, as regras são as mesmas para titular e dependentes?
O cumprimento da carência é exigido para quase todos os dependentes que foram incluídos no plano.
Porém, em casos de casamento não há necessidade do cônjuge cumprir a carência. Filhos recém nascidos também não precisam esperar este período para usufruírem do plano de saúde.
Contudo, a inclusão do cônjuge ou dos filhos no convênio deve ser realizada em até 30 dias contados a partir da data de casamento ou nascimento. Após este tempo, o cumprimento da carência volta a ser exigido.
Os planos de saúde empresariais também seguem estas regras. No entanto, a inclusão de dependentes pode variar conforme as normas da empresa. Visto que cada uma tem sua própria maneira de promover a saúde ocupacional dentro e fora do ambiente de trabalho.
Como uma administradora de benefícios pode te ajudar
Sabemos que contratar um plano de saúde envolve muitas questões e que a carência para dependentes é apenas uma delas. Deste modo, a Valem trabalha para simplificar este processo.
Nossa empresa é uma administradora de benefícios que trabalha oferecendo os melhores planos de saúde para cada cliente, proporcionando mais facilidade para quem deseja adquirir um convênio individual, familiar ou empresarial.
A Valem ainda assegura os direitos dos contratantes frente às operadoras de saúde. E está sempre à disposição dos clientes, garantido uma excelente prestação de serviços.
Além disso, nosso blog tem diversas informações úteis para quem quer saber mais sobre temas relacionados à planos de saúde. Acesse agora para se manter atualizado sobre estes assuntos.
Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!