Os planos de saúde e o convênio médico são usados como sinônimos no dia a dia e são facilmente confundidos. Apesar de serem parecidos, essas duas modalidades têm grandes diferenças.
Por isso, nesse post iremos destrinchar esses termos, entender como cada um funciona e analisar qual é o tipo de assistência médica ideal para você.
Siga a leitura do conteúdo para entender tudo acerca do assunto!
O que é um Convênio Médico?
O convênio médico é um serviço oferecido por empresas para que os colaboradores tenham acesso a consultas e exames médicos com descontos e preços mais acessíveis. Nesse sentido, os convênios podem ser contratados por empresas de forma individual ou familiar.
Além disso, também pode ser contratado em caráter coletivo por meio de uma associação de pessoas ou sindicato. Assim, todos os grupos envolvidos podem se beneficiar de um plano de assistência médica de qualidade por um menor preço.
💡Leia Mais: Plano de saúde empresarial Unimed: como funciona?
Qual a diferença entre Convênio Médico e Planos de Saúde
Mas vamos à pergunta que todos sempre se fazem: plano de saúde e convênio médico são a mesma coisa? A resposta é não!
Esses termos podem parecer sinônimos para algumas pessoas, no entanto, é importante ressaltar algumas diferenças entre essas duas modalidades de assistências médicas.
Confira abaixo as diferenças entre convênio médico e plano de saúde!
Cobertura
Uma das principais diferenças entre os planos de saúde e os convênios médicos é a cobertura. Podemos dizer que os planos, de forma geral, tem uma cobertura maior em relação aos convênios que, geralmente, são limitados a uma cobertura regional.
Logo, os planos de saúde apresentam tipos de cobertura mais amplas, sendo em nível estadual ou até mesmo nacional. Assim, os planos são indicados para pessoas que necessitam de uma assistência de saúde mais completa e dispor de assistência hospitalar.
Adesão
Uma outra forma de diferenciar o plano de saúde do convênio é por meio do processo de adesão, que se refere à contratação do benefício. Então, de que forma funciona esse processo para ambas as modalidades? Vamos entender isso com mais clareza!
O processo de adesão de um convênio é bem mais simples que o de um plano de saúde comum. Para realizar a contratação, é necessário somente apresentar informações de cadastro e escolher a opção de incluir dependentes ou não.
Geralmente, os planos de saúde requerem a leitura e assinatura de um termo de compromisso com cláusulas contratuais. Nessas cláusulas constam especificidades como doenças preexistentes, abrangência da cobertura (estadual ou nacional) e o tipo de plano que será adotado.
Qualidade do serviço
Os convênios, geralmente, não tem uma abrangência de cobertura tão grande e nem redes hospitalares credenciadas. Se você precisa desses benefícios de uma forma mais ampla, talvez essa não seja a melhor opção para você.
Além disso, convênios não fazem reembolso de consultas e exames específicos e o plano de saúde, sim. Portanto, para um auxílio completo e maior segurança e suporte, os planos de saúde garantem maior tranquilidade.
Esses fatores influenciam na qualidade do serviço prestado e, nesse sentido, podemos dizer que os planos de saúde conferem uma maior segurança e qualidade para seus associados. Esteja atento a essas características na hora de decidir qual a melhor opção para você!
Por que é importante investir em um plano de saúde?
Antes de tudo, vamos esclarecer que convênio médico e plano de saúde são serviços oferecidos por empresa privada que disponibiliza uma rede de atendimento médico. Logo, realizam parcerias com laboratórios, redes hospitalares e consultórios para garantir uma rede de apoio para os beneficiários.
Nesse sentido, investir em um plano de saúde pode ser um grande diferencial. Imagina não ter mais preocupações quando algum problema de saúde vier à tona? Os planos de saúde são uma grande segurança para que você consiga cuidar da sua família.
No mesmo sentido, a adoção de benefício de plano de saúde na esfera do trabalho também é uma excelente forma de prezar pelo bem-estar e conforto dos seus colaboradores e prevenir doenças relacionadas ao trabalho, como a Síndrome de Burnout.
Por isso, além de ser um incentivo corporativo, também pode elevar os níveis da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e oferecer um ambiente mais harmônico e produtivo na empresa.
💡 Saiba Mais: Incentivos corporativos podem engajar os colaboradores da sua empresa
A partir da diferenciação entre convênio médico e plano de saúde, podemos dizer que ambas as partes têm seus respectivos pontos positivos. E, além disso, a escolha da adesão de algum deles vai depender de você e das suas necessidades pessoais, familiares ou corporativas.
Portanto, leve em consideração o histórico de doenças na sua família, a quantidade de pessoas que pretende incluir e, claro, o tipo de cobertura que você acha necessária na hora de fazer a escolha. Esses são os fatores fundamentais que precisam ser pensados antes de tomar a decisão.
A Valem
A Valem é uma administradora de benefícios apta para te ajudar na escolha do plano de saúde ideal. Nesse sentido, trabalhamos com o objetivo de identificar as melhores opções para nossos clientes, visando sempre atender as necessidades de cada perfil.
A Valem, portanto, é responsável por intermediar o relacionamento entre operadora e beneficiário, colocando os seus interesses em primeiro plano e fornecendo informações seguras aos clientes.
Gostou desse artigo? Esperamos que sim!
Para mais informações acerca do universo da saúde, recomendamos o acesso ao Blog da Valem para que você possa ler mais dos nossos conteúdos.
Até mais!
Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!