O bem-estar no trabalho é uma necessidade que foi reforçada pela pandemia do Covid-19. Afinal, a mudança de hábitos e o isolamento social também afetaram a rotina, a produtividade e a saúde mental dos colaboradores. Por isso, diversas empresas têm promovido ações diferenciadas, como acompanhamento psicológico institucional (coletivo e individual) e eventos de integração.
A Organização Mundial da Saúde recomenda investir em ações de cuidado com a saúde emocional como estratégia de resposta à pandemia.
Além disso, vale lembrar que, anteriormente à crise sanitária, o Brasil já era um dos países onde a população economicamente ativa mais sofria com o esgotamento físico e mental gerado pela vida profissional. Cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros têm Burnout.
Quer saber como implementar estratégias eficazes nesse cenário? Deseja tornar o ambiente de trabalho mais saudável para os seus colaboradores?
Então, continue lendo nosso guia sobre bem-estar das empresas na pandemia.
Vamos lá!
Bem-estar dos colaboradores: medidas de prevenção e de manutenção
As ações preventivas ou emergenciais para o bem-estar no trabalho têm um objetivo claro e extremamente importante:
- auxiliar os colaboradores a criar e manter uma relação harmônica e saudável dentro do ambiente profissional e com os colegas de trabalho.
Dados do Ministério da Saúde revelam que os transtornos psicológicos são a terceira maior causa de afastamento de trabalho.
Os dados foram obtidos nas solicitações do auxílio-doença no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, uma autarquia do Governo do Brasil.
Como dissemos, a Síndrome de Burnout é uma dessas doenças contemporâneas. Esgotamento físico, exaustão em atividades, falta de concentração em tarefas diárias e até mesmo falta de apetite são alguns dos sintomas.
Assim, o que era tendência em algumas instituições (como programas de desenvolvimento coletivo, espaços de formação e atividades de interação) foi acelerado e se tornou realidade.
Como as empresas podem ajudar no bem-estar dos colaboradores?
Cuidar da saúde dos colaboradores já um compromisso das empresas, principalmente na pandemia!
Esse compromisso deve ser encarado de forma integrativa: saúde mental, física e financeira.
As opções de atividades são muitas e podem ser adaptadas também para o modelo home office.
Tais ações ajudarão seus funcionários a equilibrar a rotina de trabalho com a vida pessoal. Assim, o estresse diminuirá, e a qualidade de vida, a criatividade e a produtividade aumentarão.
Para ajudar na gestão da sua empresa, listamos 6 ações eficazes para você implementar a partir de agora!
Acompanhe a seguir e transforme o bem-estar no trabalho para a sua equipe!
1) Ofereça acompanhamento psicológico institucional
Ter uma equipe ou um profissional responsável por realizar o acompanhamento psicológico nas empresas traz uma série de benefícios.
Geralmente, a Psicologia Organizacional ou Institucional atua nos departamentos de Recursos Humanos, focando na gestão de pessoas.
Na prática, além de ajudaram no recrutamento e no treinamento pessoal, auxiliam na mediação de conflitos entre equipes ou colabores e promovem ações ou programas de interação e formação coletiva.
Os psicólogos organizacionais ainda podem realizar atendimentos individuais. O objetivo seria identificar desafios e perspectivas profissionais e acompanhar a dinâmica emocional de cada funcionário(a) no ambiente de trabalho.
2) Promova ações e eventos de integração
São várias as alternativas de dinâmicas de integração que podem ser aplicadas nas empresas.
Por isso, é importante avaliar o perfil da sua gestão interna. Avalie também as características comuns dos colaboradores para pensar em uma atividade positiva e engajadora.
Algumas opções interessantes são rodas de conversas, lives com mediadores e workshops sobre alimentação saudável e organização financeira.
Esse tipo de ação facilita o compartilhamento de experiências entre os funcionários. Além disso, viabiliza formações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional deles, alinhadas sobretudo à saúde mental.
3) Incentive a manutenção de um ambiente de diálogo
Nunca se esqueça: uma relação entre gestores e colaboradores é fundamental. E a chave para alcançar isso é a comunicação!
Estabeleça uma cultura de feedback dentro da empresa e mantenha os canais de diálogo sempre abertos.
Assim, você garante que os funcionários se sintam confortáveis e próximos das suas lideranças.
Portanto, a empatia é algo que deve ser exercitado e estimulado. Isso faz com que os colaboradores criem relações verdadeiras e gentis entre si.
Consequentemente, os relacionamentos e o desempenho da empresa tornam-se melhores.
4) Não cobre tanto dos funcionários: já basta a pandemia
A pandemia tem gerado oscilações emocionais difíceis de suportar. Por essa razão, muitas pessoas estão exaustas psicologicamente.
Além disso, os impactos econômicos e problemas sociais já fazem parte da vida de milhões de brasileiros.
Nesse quadro, é recomendável que você tenha prudência nas cobranças aos funcionários. A pandemia já impôs limites a todos nós. Respeitá-los é agir com responsabilidade e empatia.
5) Faça elogios e incentive a evolução
Valorizar a equipe é o primeiro passo para a construção de um ambiente corporativo agradável.
Para isso, busque mostrar o quanto o trabalho dos colaboradores faz a diferença dentro da empresa.
Reconheça e diga a eles sobre os esforços que demostram em todas as etapas do trabalho.
Assim, os seus colaboradores ficarão mais motivados a continuar trabalhando com cada vez mais dedicação.
6) Mostre que você se preocupa com o bem-estar dos colaboradores
Se você é gestor(a) de empresa, a sua função é assegurar que os seus funcionários estejam felizes e saudáveis.
Em outras palavras, o trabalho deve ser motivo de felicidade, não de tristeza nem de adoecimento. Percebe a importância da gestão?
Para isso, valorize os colaboradores e incentive capacitações. No final, a equipe será grata pelo seu gerenciamento, e o seu negócio crescerá naturalmente.
Neste momento de pandemia, é importante que os funcionários saibam e sintam que estão em um local de trabalho seguro e saudável.
Invista em um ambiente de trabalho de apoio!
Como está o bem-estar da sua empresa na pandemia?
“Entendo a importância das ações, mas como farei tudo isso na minha empresa?”
Calma! As ações que sugerimos ao longo do blog podem ser implementadas gradativamente.
O importante é fazer do bem-estar das empresas na pandemia um propósito, um compromisso da gestão. Assim, o processo será contínuo e sempre aprimorado.
Comece fazendo uma análise: até hoje, como a sua empresa tem agido para manter a equipe saudável?
Para te ajudar, a Valem desenvolveu um modelo de pesquisa de clima corporativo que pode ser muito vantajoso para a sua empresa.
Baixe agora e promova o bem-estar no trabalho dos seus funcionários nesta pandemia!
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